top of page

Dança, arte e a pandemia

  • Anne Oliveira
  • Apr 17, 2023
  • 3 min read

Hoje trago pra vocês um assunto sobre o qual tenho refletido há muito tempo e para o qual gostaria também de saber as opiniões de outras pessoas: a forma como o mundo da dança e o mundo da arte foram impactados pela pandemia de COVID 19. Pensei em compartilhar um pouco a minha experiência pessoal que deu origem a essas reflexões, para então apresentá-las a vocês para que também reflitam e me falem o que pensam!


Bem lá no início da pandemia, minha rotina não mudou muito: continuei com meus horários diários de treinos e alongamentos, e apenas algumas aulas on-line. Aos poucos, fui tendo cada vez mais alunos interessados em dar seguimento às suas aulas de forma on-line, e então todo o meu planejamento e rotina giraram em torno disso. Muitos alunos novos apareceram, já que tinham tempo para tal, e foram se envolvendo cada vez mais. Acompanhamos também o mesmo processo acontecendo no mundo da arte, com um acesso e procura muito maior por expressões artísticas como forma de escape àquelas experiências desconhecidas que tínhamos no meio de uma pandemia mundial. Como todos já ouvimos várias vezes, a arte salvou muuuuita gente nesse período.


No entanto, apesar dessa aproximação maior, eu percebi que a longo prazo não havia um interesse muito grande em manter essas práticas. Foi quase como se essa válvula de escape tivesse funcionado por um tempo, sido valorizada, e quando tudo parecia ficar bem ela era esquecida. Foi possível notar isso claramente na quantidade de alunos que eu tive e na frequência dos mesmos em aula. Encarei um boom no início, mas aos poucos isso foi esfriando. Mesmo gostando imensamente do que estavam fazendo, muitos acabavam se distraindo com outras situações da vida.


E é aí que eu me pergunto: qual, então, era o valor que essas pessoas viam na arte ou na dança que estavam fazendo? Um valor qualquer, efêmero, apenas quando elas precisam? Por que a arte é vista como paliativo, dessa forma? Será que isso não vem da sociedade em que vivemos, que também trata a arte da mesma forma? E então acaba ensinando isso de forma inconsciente para os seus cidadãos?


De forma geral, a pandemia mudou a MINHA forma de ver e fazer arte e de ver e fazer dança. Hoje tenho meus momentos de criação acontecendo de forma muito mais orgânica no meu dia a dia, totalmente entranhado na minha rotina. Estudo a forma de uma música enquanto estou na academia, rolo o feed do Instagram pra encontrar novos grooves de estudo, e me alongo muito mais no decorrer do dia. Fui, também, migrando aos poucos em minha forma de trabalhar, buscando cada vez mais trabalhos que valorizem a minha expressão pessoal e aquilo que tenho a dizer. Já passei do tempo de ficar criando coreografias e movimentos sem muito sentido pra uma música que nem fui eu que pude escolher. Minha arte é minha expressão de mim mesma, minha forma de apresentar meus pensamentos ao mundo. Então que seja minha de verdade, em todos os seus aspectos!


Esse é um pequeno resumo das minhas reflexões, mas eu quero saber o que você pensa! Manda aí quais foram as principais mudanças na sua forma de produzir, ou talvez suas mudanças de rotina. Vou adorar saber e poder discutir opiniões sobre essas transformações :)



#anneoliveiratap#dreamireachit#luceatluxvestra#inspire#art#arte#artist#artista#dancing#music#musica#danca#dance#movement#movimento#dancabrasil#dancebrazil#sapateado#tap#tapdance#sapateadobrasil#tapdancebrazil#dancacontemporanea#contemporarydance#jazz#jazzdance#ballet#dancamoderna#moderndance#sapateador#sapateadora#tapdancer#bailarino#dancer#danceteacher#danceshoes#tapshoes#professoradedanca#professordedanca#vegandancer#bailarinovegano#bailarinavegana#bailarinobrasileiro#bailarinabrasileira#braziliandancer#dancersofinstagram#instadance#worldwidedance#weknowdance#iamdance#sapateadorbrasileiro#sapateadorabrasileira#braziliantapdancer#lifestyle#estilodevida#dancelife#vidadedanca#dancerlife#dancerlifestyle#estilodevidabailarino#estilodevidabailarina#lifeofadancer#vidadebailarino#vidadebailarina#bloch#blochbrasil#blochdance#thisisbloch#blochdancer#capezio#capeziousa#capeziodancer#completelycapezio#k360s#capeziok360s#customk360s#faceofcapezio#capezioathlete#sodanca#sodancabrasil#sodancer


 
 
 

Comments


© 2020 by By The Stars Productions. Proudly created with Wix.com

  • Instagram
bottom of page