top of page

Um de meus sonhos, desde criança, sempre foi viver de dança. Me lembro de ter uns três anos de idade e meu avô me perguntar o que eu queria ser quando crescer... e eu respondia sempre: bailarina. Alguns anos depois, esse desejo mudou um pouquinho: comecei a sonhar ser professora. Mas de uma coisa eu tinha certeza: nunca ia deixar de dançar.

Minha vida na dança começou aos três anos de idade, eu diria que meio por acaso. Com essa idade eu só podia fazer aulas de ballet no local onde minha mãe me matriculou, mas ainda me recordo bem do meu grande desejo em sapatear e da empolgação que senti no primeiro dia em que pude fazer muitos barulhinhos com os pés!

Fui crescendo e meu interesse pelo sapateado aumentando; já sabia que queria seguir essa carreira dentro da dança e me dediquei em sempre encontrar a melhor formação na área, fosse por meio de professores ou meus próprios estudos. Mesmo cursando a graduação em Dança na Unicamp (bacharelado e licenciatura) em período integral, encontrava tempo para o aperfeiçoar minha técnica no sapateado. E também aproveitei os anos de estudo para me aprofundar bastante na área do ensino, principalmente no ensino de arte e de dança.

Sabendo que já tinha estudado grande parte do que podia no Brasil, decidi buscar mais informação em New York City, o berço do sapateado americano. Lá estudei e dancei por anos ao lado dos grandes nomes do sapateado mundial, além de ter tido a oportunidade de trabalhar em grandes eventos na área da dança e da arte em geral. E o principal de tudo: tomei contato e me apaixonei pela percussão corporal e pelo seu ensino por meio de um de meus mentores nos EUA.

Com toda essa experiência adquirida na área eu passei a notar uma grande diferença entre o ensino de dança que praticamos no Brasil e o que é praticado nos EUA. Os grandes professores de sapateado norte americanos passam anos estudando as mais diversas áreas para poderem dar aulas e assim atenderem a todas as necessidades de seus alunos, ensinando de uma forma absolutamente completa.

Dessa maneira, passei a me dedicar à construção de uma metodologia de ensino de danças percussivas que englobasse todo o conhecimento que adquiri ao longo destes quase 25 anos de estudo da dança. Um de meus novos sonhos é poder auxiliar de maneira integral os professores de sapateado no Brasil a inspirarem seus alunos por meio desta arte tão completa que é o sapateado.

Com isso, passei a ministrar cursos de formação de professores nessa metodologia criada por mim, espalhando cada vez mais amor e sonhos!

 

E fico muito feliz que você possa fazer parte desta jornada de estudo, de ensino, de criatividade e de pura inspiração comigo!

Anne Oliveira

bottom of page