top of page

Treinamento de professores de dança

  • Writer: Anne Oliveira
    Anne Oliveira
  • May 31, 2023
  • 3 min read



E mais uma vez eu trago aqui um assunto beem polêmico no mundo da dança: o treinamento de professores de dança. Como muitos de vocês devem saber (pelo menos os mais envolvidos com o mundo da dança), na maior parte das vezes, para se tornar um professor de dança, você não precisa de nada mais que ter feito aulas e aprendido passos. De forma muito comum, na verdade majoritária, adolescentes se tornam professoras dentro da própria academia na qual fazem as suas aulas, começando por turmas compostas de alunos mais novos ou de nível iniciante.


Mas aí entra o meu questionamento (que são vários): qual o treinamento que essa aluna recebeu para se tornar uma professora? Será que acompanhar aulas como assistente já é suficiente? Como ela prepara suas aulas? Elabora exercícios sozinha ou apenas copia os que sua professora lhe ensinou? Caso algum aluno se lesione dentro de sala de aula, ela saberá o que fazer? Esse é, para mim, um ponto muito delicado dentro do ensino de dança nas academias. O Brasil não tem regularizado, como no caso de profissionais da educação física, um registro obrigatório para que a pessoa passe a estar autorizada a ministrar aulas de dança. Com isso, basicamente qualquer pessoa pode se dizer professor de dança, inclusive essas alunas. Elas ou as escolas que praticam ese tipo de ação não estão fora da lei... mas também não acho que estão certas! E o pior de tudo, em minha opinião, é que essa prática vai se perdurando ao longo das gerações, sempre "formando" professores dessa maneira e prolongando a existência de professores-alunos. Sempre que menciono esse déficit para profissionais de outras áreas ( dentro das artes ou não) as pessoas ficam extremamente chocadas. Quando se dão conta, então do alto risco de um professor sem treinamento acabar provocando uma lesão em um aluno, ficam ainda mais surpresos! Interessante, não? Trazendo um pouco da minha experiência pessoal aqui para pensarmos um pouco mais juntos: na minha graduação em dança, tive disciplinas como anatomia, cinesiologia, fisiologia, psicologia, história da arte, história da dança... entre muitas outras! Isso só no bacharelado, ainda sem contar as inúmeras disciplinas teóricas da licenciatura em Artes. O treinamento e o aprendizado foram extensos e, pra ser bem sincera, ainda não acho que foram suficientes para me treinar completamente como professora. Mas são ponto de partida para muitas das minhas práticas em sala de aula, e me despertaram para a busca por me capacitar profundamente na área. Mesmo, hoje, depois de mais de 15 anos trabalhando como professora de dança, sinto que ainda tenho muito o que aprender. Olhando para essa realidade principalmente no mundo do ensino de tap dance, que ainda envolve o ensino de música, elaborei uma metodologia de ensino completa, que conta com elementos de todas essas disciplinas que mencionei aí em cima, juntamente com muitas outras. Se você quiser saber mais é só me perguntar por aqui que te passo todas as infos ;)


Mas e aí, qual seria a solução? Em minha opinião, regulamentar e fiscalizar esses profissionais já seria suficiente e já inibiria e muito essa prática. Já existem muitas metodologias de ensino de dança mundo afora, dentro das mais diversas modalidades. Exigir que um professor tenha ao menos um diploma de treinamento na metodologia em que vai ensinar já funciona, não? Aqui estão MUITOS dos meu pensamentos a respeito, sobre os quais tenho refletido há anos. Sendo este um assunto sobre o qual eu gosto muito de conversar, peço que você também compartilhe comigo a sua opinião a respeito! Ah, e você não precisa ser do mundo da dança para fazê-lo; é só me contactar ;)



#anneoliveiratap#dreamireachit#luceatluxvestra#inspire#art#arte#artist#artista#dancing#music#musica#danca#dance#movement#movimento#dancabrasil#dancebrazil#sapateado#tap#tapdance#sapateadobrasil#tapdancebrazil#dancacontemporanea#contemporarydance#jazz#jazzdance#ballet#dancamoderna#moderndance#sapateador#sapateadora#tapdancer#bailarino#dancer#danceteacher#danceshoes#tapshoes#professoradedanca#professordedanca#vegandancer#bailarinovegano#bailarinavegana#bailarinobrasileiro#bailarinabrasileira#braziliandancer#dancersofinstagram#instadance#worldwidedance#weknowdance#iamdance#sapateadorbrasileiro#sapateadorabrasileira#braziliantapdancer#lifestyle#estilodevida#dancelife#vidadedanca#dancerlife#dancerlifestyle#estilodevidabailarino#estilodevidabailarina#lifeofadancer#vidadebailarino#vidadebailarina#bloch#blochbrasil#blochdance#thisisbloch#blochdancer#capezio#capeziousa#capeziodancer#completelycapezio#k360s#capeziok360s#customk360s#faceofcapezio#capezioathlete#sodanca#sodancabrasil#sodancer


 
 
 

Comments


© 2020 by By The Stars Productions. Proudly created with Wix.com

  • Instagram
bottom of page